Na hora da avaliação pela(o) profissional de estética, ao perguntarmos a queixa principal da(o) cliente, na maioria das vezes ela já vem com o protocolo montado, dizendo do que precisa. Portanto cabe ao profissional avaliar com segurança e traçar um programa de tratamento adequado ao quadro da(o) cliente.
A maioria, se desespera ao primeiro sinal de uma gordurinha localizada que insiste em se acumular justamente ali naquela região que está sendo tão trabalhada na academia, além da dieta nutricional nada parece dar resultado....Ufa!!! E ela pensa:"Que tal uma lipo?" Pois é, mas acredite, dependendo do volume do aumento dessas células adiposas, ainda há tempo de traçar um plano contra essa guerra junto ao profissional de estética capacitado.
Muito falamos de drenagem linfática e massagem modeladora.Pois bem,abaixo veremos a diferença entre massagem e drenagem linfática manual.
 |
| Massagem Modeladora |
MASSAGEM (Modeladora,Turbinada, Estética): Indicada para modelar o contorno corporal e auxiliar na mobilização da gordura localizada.Várias são as denominações, mas todas com movimentos intensos, rápidos e repetitivos, que estimulam a circulação melhorando o quadro celulítico. Com o aumento do aporte sanguíneo ocorre a oxigenação e a nutrição celular.Favorece a ruptura de nódulos lipolíticos (Gordura Localizada), aumenta o peristaltismo (Movimentação Intestinal, com liberação de toxinas e desobstrução do cólon intestinal), facilita a permeação de ativos (Cafeína, Celulinol, Fosfatidilcolina, L Carnitina, Adipol, Etc.) Pelo calor das mãos, auxilia na redução de medidas Por Favorecer Redução de Edemas (Retenção de Líquidos). Essa troca gasosa e de líquidos, promove vasodilatação, fazendo o sangue circular melhor pelos vasos. Devido o amassamento e rolamento da prega cutânea, o espaço entre as células diminui, e cada célula ocupa o seu lugar com menos volume, reduzindo centímetros na área trabalhada.Desentoxica a musculatura, nutre e tonifica de acordo com as manobras.
 |
| Drenagem manual |
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL: Seu principal objetivo é eliminar os líquidos retidos juntamente com as toxinas através da urina devido a vários fatores agravantes como a TPM, maus hábitos alimentares, medicamentos, problemas de circulação, Lipólise etc. A estimulação do sistema linfático através dessa técnica, ativa o sistema imunológico.As manobras são lentas e ritímicas.A linfa deve ser conduzida para os gânglios linfáticos correspondentes com a finalidade de evitar nódulos celulíticos,cansaço nas pernas principalmente na fase de gestação, liberar as tensões de stress, pois atua no sistema parassimpático,proporcionando relaxamento e bem estar.
A drenagem linfática manual é coadjuvante em todo tratamento estético.
*Somente profissionais com conhecimento em anatomia e fisiologia do sistema linfático e arteriovenoso devem exercer essa prática.
Artigo feito por: Rosely Farias