Artigos


http://imageshack.us/a/img838/3779/semttulo1wt.gif



 Sabemos que a melanina protege nossa pele dos raios UV, mas isso não é suficiente para evitar que nossa pele sofra agressões das radiações, principalmente as solares. Por isso USE FILTRO SOLAR! Isso vai ajudar a manter sua pele mais saudável, evitando manchas e rugas.
 http://imageshack.us/a/img838/3779/semttulo1wt.gif

 A lipocavitação é um tratamento estético não invasivo de eliminação de gordura localizada, cada vez mais procurado por pessoas que se querem sentir bem consigo mesmas e com o seu próprio corpo.

Utilizando uma avançada tecnologia de ultrassons convergentes, os tratamentos de lipocavitação destroem a gordura, possibilitando depois a sua eliminação pelas vias normais de excreção do organismo humano.

Regra geral, os resultados obtidos com os tratamentos de lipocavitação são eficazes, notando-se uma efetiva perda de volume da região intervencionada, redução do perímetro e um efeito modelador que se reflete numa estética corporal mais agradável.
FALE COM SUA ESTETICISTA SOBRE ISSO!


http://imageshack.us/a/img838/3779/semttulo1wt.gif


ASSOCIAÇÃO DA BAMBUTERAPIA COM ALGUMAS TÉCNICAS DE MASSAGEM:


Criatividade, é a principal palavra no trabalho com bambus. Mas nunca esquecer de que ser ousado não é ser imprudente, portanto lembrar sempre de “Não Agredir a Anatomia e Fisiologia”.
A Bambuterapia é um recurso que agrega enriquecimento ao trabalho da esteticista ou massoterapeuta, aliada com qualquer outra técnica.
Dentre elas temos:

A massagem relaxante, onde as hastes trabalham para relaxamento de tensões musculares. Sabe-se que o bambu vem da natureza, acredita-se  que seja cheio de energias, o que já influência posiivamente a massagem. O bem estar é evidente já na primeira sessão.

A Drenagem Linfática: As Hastes do bambu atuam como se fossem nossos dedos durante a sessão, auxiliando na condução da linfa e com manobras precisas estimulam a sensação de relaxamento.

A Massagem Modeladora: Utilizamos o bambu nas partes mais trabalhadas como coxas, abdômen e glúteos, com deslizamentos profundos e rolamentos.

Reflexologia Podal: Podemos utilizar a haste do bambu para realizar pressões nas zonas reflexas dos pés.

Shiatsu: Os bambus servem para exercer pressões sobre pontos a serem trabalhados.
Entre outras também podemos incrementar algumas técnicas como a quick massage.
O importante é que o profissional tenha conhecimento da técnica, da anatomia e fisiologia humana para  que o resultado seja otimizado, pois nada mais importante do que promover bem estar e harmonia aos  nossos clientes.
Rosely Farias é Profª.de Estética, Tecnóloga  em Estética e Cosmetologia, Pós Graduada em Adjunto de Medicina Estética, Representante do Movimento Esteticistas Unidos do Brasil no RJ, Co-autora do Livro no Divã com as Esteticista Vol.I





http://imageshack.us/a/img838/3779/semttulo1wt.gif

ARSENAL  NO COMBATE  À  ACNE 

Sabemos o quanto é difícil tratar, pois exige  dedicação e paciência do cliente, mas a acne já pode ser combatida com um arsenal de recursos que vai da cosmetologia  ao laser.


Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, mais bem sucedido ele será, pois cortará o mal pela raiz, evitando sequelas graves como as cicatrizes.
A acne é a inflamação do folículo pilossebáceo, se manifesta comumente na adolescência, mas pode se prolongar  até a fase adulta em alguns casos.
Segundo o Ministério da Saúde 70 á 95% dos jovens entre 13 à 18 anos  tem acne(espinha) e Cravos(comedões) que se manifesta mais cedo no sexo feminino influenciada pelo desequilíbrio hormonal.
As glândulas sebáceas trabalham em excesso, o canal pilossebáceo fica obstruído pelo excesso de sebo que ao chegar na superfície da pele (camada córnea) se oxida e forma um tampão (Comedão), a bactéria Propioniobacterium  Acnes,  se prolifera causando a inflamação, então aparecem as tão temidas espinhas (acne) levando o individuo  muitas vezes ao isolamento social, já que abala a autoconfiança.
A acne é multifatorial, como herança genética, Stress, hormônios que são as causas mais comuns. Se processa em vários graus:

TIPOS DE ACNE:
Grau I: Não Inflamatória (Comedônica)
Grau II: Inflamatória (Pápulo Pustulosa)
Grau I II: Nódulo Cística
Grau IV: Conglobata
Grau V: Fulminante
O Trabalho Médico X Esteticista traz um resultado mais satisfatório, pois os tratamentos são personalizados ao caso do cliente:

EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO: Clearlight : Fototerapia com luz azul, Isolaz:    Laser à vácuo,  Silk Peel:  Microdermoabrasão com Liberação de medicamentos  (ácido hialurônico,
hridroquinona e ácido salicílico),  Blue Ligt : Laser de baixa  frequência para todos os graus de acne.
Temos Medicamentos como a Isotretinoina  que  também entra nessa luta, inibindo a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
À esteticista cabe adequar os produtos e técnicas que combatam a oleosidade da pele, com ativos adstringentes, cicatrizantes, anti sépticos,  técnicas eletroterápicas como alta frequência que tem efeito bactericida durante o processo inflamatório e após essa fase o peeling  de cristal  e ácidos que auxiliam na uniformização da textura da pele além de auxliar no clareamento de manchas pós acne, assim atenuando  grandes sequelas estéticas  como,  cicatrizes e manchas.

Rosely Farias é Profª.de Estética, Tecnóloga  em Estética e Cosmetologia, Pós Graduada em Adjunto de Medicina Estética, Representante do Movimento Esteticistas Unidos do Brasil no RJ, Co-autora do Livro no Divã com as Esteticista Vol. I



http://imageshack.us/a/img838/3779/semttulo1wt.gif

ÉTICA E O PROFISSIONAL DE ESTÉTICA

Não podemos estabelecer normas éticas para os outros se não a temos como princípios próprios para condução de nossas vidas.

Sabemos que todas as  sociedades e grupos possuem  seus  próprios códigos de ética. Portanto os profissionais de estética devem estar engajados de princípios  “éticos”,  agindo com todo rigor para contemplarem os clientes naquilo que eles mais desejam: Reinventar a sua beleza.
Para que o profissional se insira no contexto , deve possuir  postura profissional, postura com os colegas, postura com os clientes etc.  Mas Será que no dia a dia aplicamos as regras pré estabelecidas?  Essa pergunta deve ser regra básica em todos os momentos, pois se assim não o fizermos, a prática ficará comprometida.
Nessa relação tão íntima, é necessário perceber o cliente, para que possamos saber como nos portar diante de suas expectativas, devemos nos lembrar de que cada indivíduo é diferente e o que é moral para uns é amoral para outros. Portanto nos cabe proteger essa relação profissional X cliente, para isso podemos seguir algumas  regras:

Respeito ao pudor. Cobrir o Cliente em partes mais íntimas (Não deixá-lo exposto, com o tempo vem a intimidade)
Não fazer perguntas pessoais (Quem disse que ele quer falar da vida pessoal?)
 * Use produtos adequados ao caso do cliente (“Qualquer coisa” não é justo, ele está pagando pelo seu trabalho)
*Seja honesto na venda de produtos (Venda o que ele realmente precisa e trará resultados)
*Não subestime seu cliente
*Não Sente ou se apoie na maca com o cliente já deitado
*Não comente da vida alheia (Ele vai ter certeza de que  você fala dele também)
*Não coma dentro da sala de procedimento
*Não deixe seu cliente sozinho na sala de procedimento,
*Mantenha-se atualizado,  o mínimo exigido pelo mercado é curso técnico, frequente congressos e feiras, seu cliente merece ter acesso ao novo.

Estas são algumas regras básicas para manter uma relação saudável entre vocês.
Rosely Farias é Profª.de Estética, Tecnóloga  em Estética e Cosmetologia, Pós Graduada em Adjunto de Medicina Estética, Representante do Movimento Esteticistas Unidos do Brasil no RJ, Co-autora do Livro no Divã com as Esteticista Vol.I




http://imageshack.us/a/img838/3779/semttulo1wt.gif

A ESTETICISTA DO SECULO XXI
A esteticista é a profissional que cuida da beleza humana. Essa é a carreira da esteticista! A profissional que hoje para se manter no mercado de trabalho, que se mostra hoje muito promissor, mas também muito exigente, tem a sua disposição cursos técnicos, superiores e até pós graduação, para está sempre informada e atualizada. Portanto para se manter  no mercado, necessita ter conhecimentos e a aplicação de todas as técnicas disponíveis hoje, contando com a tecnologia dos equipamentos, da cosmetologia e das técnicas manuais como massagem e drenagem linfática, para garantir um trabalho eficiente e seguro.
O resultado de todo este aperfeiçoamento científico e tecnológico é que na vida moderna podemos fazer uso de muitos recursos que tornam possíveis os apelos à promoção da beleza e da juventude, para enfrentar o tão temido envelhecimento da pele, as rugas, sulcos, manchas e acnes entre outras desarmonias, alem do excesso de peso, a gordura localizada, a celulite, as temidas estrias e varizes.

A esteticista para desempenhar melhor seu trabalho, necessita ter muita competência e senso de responsabilidade, porque a função que ela exerce, de escolher o melhor princípio ativo para cada tipo de pele e que atuem de forma eficiente e segura em cada afecção, vai atuar sobre o organismo humano e se forem usados de forma incorreta, poderão trazer danos prejudiciais a quem está se submetendo ao tratamento.
 A estética, é promovedora de saúde, em nossa cultura ela também é curativa, assim a estética e a profissional vem preenchendo um campo específico, que vem através de todo um avanço científico e da especialização, que a medicina e outras atividades profissionais não podem dar cobertura. Fazemos nós as esteticistas um trabalho, tratando de desarmonias faciais, corporais e capilares, além de garantir bem estar físico e emocional para as pessoas. Isso é o que exige esse mundo novo, que impõe formas e curvas para se enquadrar em uma aparência de divas. Com tantos anúncios e apelos na mídia as pessoas tornam-se cada vez mais obcecadas pela beleza, e o nosso papel nessa hora é o de satisfazer seus anseios, dentro da realidade de cada um, proporcionando a melhora da alto estima. Não somos mágicos, somos apenas profissionais que capacitados tentam atender a apelos da conquista de um novo visual, trabalhamos para satisfazer desejos, que segundo Sigmund Freud é refletida como “um dos primeiros sinais ligados às vivências de satisfação do homem”. Saímos da posição de meras aplicadoras de cosméticos como éramos vistas, para estar investindo em nosso aperfeiçoamento, para nos tornarmos necessárias e reconhecidas no contexto preventivo da beleza e da saúde.
Os órgãos competentes, defendem a formação no mínimo técnica para todas as profissionais, é por isso que a representação da classe tem investido esforço no sentido de fazer com que a profissional entenda que ela deve investir cada vez mais em sua educação.
Em meados do ano de 2002 o Ministério da Educação ampliou para outras áreas o conceito de cursos tidos como Tecnólogos. Com esta conquista o curso de estética obteve sua chance de tornar-se uma graduação, mas enquanto a regulamentação não vinha era importante que cada profissional da área se mantivesse informado de tudo que precisaria  fazer para estar com sua situação documentada e assim fazer parte da carreira com a maior altivez, e aquelas que não possuam aínda curso técnico busquem o mais rápido possível continuar seu trabalho de forma legal.
A esteticista, deve estar sempre ampliando seus vínculos com alguns segmentos da medicina como a (cirurgia plástica, dermatologia, reabilitação, educação física, endocrinologia, angiologia, farmácia, nutrição, ginecologia, medicina estética etc...) que hoje são áreas onde pode estar atuando pelo avanço da estética em equipes multidisciplinares de forma interdisciplinar, no sentido de oferecer ao seu cliente/paciente o melhor e mais seguro tratamento de beleza e saúde. Enfim a esteticista tem que ter a cara do profissional do 3º Milênio, moderna, competente, arrojada, bem informada, dinâmica e capacitada alem de segura de sua atuação, buscando sempre novos conhecimentos, procurando se familiarizar com outras áreas como a administração e o marketing, para que possa estar preparada também para administrar seu próprio negocio. Por tudo isso poderá transmitir aos seus clientes através de sua conduta ética a segurança necessária e pelo seu conhecimento estará promovendo saúde e qualidade de vida.

NA CABINE
 A organização e a higiene de uma cabine de estética devem sempre estar em primeiro plano, pois isso traduz todo um trabalho desenvolvido dentro dela. A profissional esteticista, que está habilitada, capaz de fazer uma boa avaliação e programação para um tratamento personalizado para cada cliente, fará uso de produtos específicos e aparelhagens adequadas para renovar a pele, favorecer a tonicidade, estimular o metabolismo, ajudar na regeneração do tecido, melhorando a sua elasticidade e as linhas de expressao, retardando rugas e o envelhecimento precoce, poderá estar utilizando a aromaterapia e tratamento capilar, colocando  junto com toda a sua competência técnica toda uma seriedade moral, profissional e ética para que o cliente se sinta seguro quanto ao tratamento proposto, conseguindo assim atingir seu objetivo!
A Esteticista hoje é a profissional que se preocupa com a saúde não com a doença.

ROSELY FARIAS
Graduada em Estética e Cosmetologia
Pós Graduada em Adjunto de Medicina Estética
Professora de Estética Integral
Palestrante
                         Cursos de Atualização Profissional – 21. 3822.6142 - 77010994